Respiração e Exercício físico

13/12/2017

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) gerencia algumas funções corporais das quais temos pouco controle, porém, podemos aprender a exercer influência sobre elas. O SNA é dividido em duas partes: o Sistema Nervoso Simpático e o Sistema Nervoso Parassimpático. O Simpático controla as reações de “luta ou fuga”.

 

Quando nos deparamos com algo que consideramos perigoso, o Sistema Nervoso Simpático é ativado, desencadeando uma série de mudanças corporais, como aumentos na frequência cardíaca, na respiração e na pressão sanguínea. As mudanças provocadas por uma ativação simpática fazem com que o organismo fique mais alerta e reaja mais rapidamente. Este é o mecanismo biológico relacionado ao stress.

 

Outra parte do Sistema Nervoso Autônomo, o Parassimpático, tem efeito inverso ao Simpático, ou seja, ele desacelera o organismo. Assim, entre os seus principais efeitos está o de diminuir a frequência cardíaca, a respiração e a pressão sanguínea. Citamos aqui que o Sistema Nervoso Parassimpático exerce uma função contrária ao Simpático. Portanto, se há uma hiperativação do Simpático, a melhor maneira de reequilibrar o nosso organismo é estimulando o Parassimpático.

 

A boa notícia é que há uma maneira muito simples de se ativar o Sistema Nervoso Parassimpático: a respiração. Desde o início do século passado, psicólogos de grandes universidades americanas foram estudar os grandes mestres de meditação para descobrirem como eles conseguiam ter um controle tão eficaz de funções corporais tidas como autônomas, como a frequência cardíaca ou a pressão sanguínea.

 

Descobriram que a consciência que essas pessoas tinham da sua respiração era o principal fator que proporcionava tais feitos. Vamos usar a corrida como exemplo. De nada adiantará ter as pernas fortes mas ter uma capacidade pulmonar fraca, em determinado momento da corrida vai faltar fôlego para completar a prova, podemos melhorar essa capacidade pulmonar com técnicas respiratórias. E possível prolongar o nosso ciclo e fazer com que nosso organismo aproveite o oxigênio que inalamos de uma maneira mais eficiente uma delas é por meio da cronometragem do seu ciclo de respiração.

 

Com o cronômetro ligado, fazendo a respiração nasal, puxe o ar por 3 segundos, prenda-o por 3 segundos, solte-o por 3 segundos e, então, mantenha seu pulmão sem ar por mais 3 segundos. Conforme o atleta for evoluindo, ele pode ir aumentando o intervalo de tempo para 10 ou até 20 segundos treinando o seu corpo a respirar melhor, você conseguirá ter maior eficiência no esporte, Além disso, depois de conhecer melhor sua respiração por meio do ciclo, é possível saber o ritmo que você está correndo sem a ajuda de equipamentos.

 

Além de se preocupar com os intervalos de cada fase do ciclo, é preciso prestar atenção também no modo como a respiração está sendo feita. Existem três tipos de respiração: diafragmática, a intercostal e a pulmonar, sendo que a primeira é a mais ideal, pois promove uma maior captação de ar. Para praticá-la, deite-se no chão e coloque uma mão no peito e outra na barriga, pouco acima do umbigo. Ao inspirar, tente levar o ar até o abdômen, mexendo primeiro apenas a mão que está sobre a barriga e somente depois a que está no peito. Na hora de expirar, faça o movimento contrário.

 

Sabe aqueles momentos antes da largada quando bate a ansiedade? Saiba que é possível controlá-la por meio destas técnicas respiratórias. Tente se manter neutro, concentre-se apenas no ciclo da respiração, perceber seu batimento cardíaco diminuir e só desfrutar de uma boa corrida, experimente usar no cotidiano certeza que irá executar tarefas com mais calma e clareza.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Michael Trainer By Chegaaê! Todos os direitos reservados

Dúvidas entre em contato
11 98631-9000