Treinamento de força consciente

04/09/2017

 

 

O cérebro é o centro de controle da força muscular. Então, por que os programas de exercícios não incluem treinamento cognitivo, "consciência corporal "  e treinamento de resistência? Mesmo os atletas de elite não percebem que treinar o cérebro em conjunto com o corpo pode levar o desempenho atlético para um nível totalmente novo.

 

Como os músculos são ativados pelos neurônios, o cérebro é tão importante quanto os músculos quando se trata de força. Na verdade, os cientistas sabem há muito tempo que existe uma forte relação entre a força física e neurológica. Em 2006, o cientista canadense Dr. David Gabriel publicou uma revisão em medicina esportiva mostrando que a produção neural do sistema nervoso central (SNC) para fibras musculares ativas aumenta quando um atleta adere a um regime de treinamento de força efetivo e focado. Em termos científicos, o treinamento muscular fortalece os circuitos neuromusculares, o que permite aos músculos produzir ainda mais força. Assim, o treinamento de resistência é tanto treinamento cerebral quanto a construção muscular.

 

Como o cérebro ativa músculos

 

Conforme explicado em " O guia do atleta para o cérebro: uma introdução ", o cérebro se comunica com o corpo para criar força através de "unidade neural" - um sinal elétrico enviado do cérebro para o sistema muscular. Este sinal se origina no córtex motor e passa pela medula espinhal para a junção neuromuscular (NMJ), uma conexão especial no local do músculo onde os nervos e as fibras musculares convergem.

 

 

 

Três segredos sobre o papel do cérebro no treinamento de força

 

A pesquisa no campo da neurociência tem continuamente validado o papel crucial do impulso neural e da repetição no treinamento de força. A literatura repetidamente aponta para três conclusões fundamentais que todos os atletas devem estar cientes de:

 

 

 

1 Ao treinar naturalmente o corpo e cérebro esta aprendendo e se conectado a novos estímulos criando novas redes rurais. No entanto, os alunos que não se concentram especificamente no treinamento neurológico enquanto trabalham estão limitando seu potencial atlético.

 

2 Ao se concentrar no treinamento neurológico durante os exercícios os alunos podem desbloquear seu verdadeiro potencial atlético em uma taxa acelerada.

 

 

 

3 Quando combina o treinamento de força com o treinamento neurológico a um benefício adicional, ou seja, o treinamento do cérebro fortalecer mais indiretamente os grupos musculares contralaterais.

No que diz respeito ao primeiro ponto, é importante entender que todos os alunos naturalmente fortalecem os circuitos neuromusculares através do ato de trabalhar. No entanto, se os alunos apenas treinam seu corpo e não visam especificamente o cérebro, o cérebro não ativará os músculos para sua capacidade total. Isso significa que mesmo os atletas mais elite e habilidosos têm espaço para melhorar, independentemente do seu programa de treinamento de força.

 

De acordo com um estudo publicado em Medicina Esportiva pelo cientista australiano Dr. Anthony Shield, o cérebro raramente ativa todas as unidades motoras em um grupo muscular ao mesmo tempo, mesmo que um atleta esteja empurrando seus músculos para o máximo. No entanto, com o treinamento de força repetitiva, o cérebro aprende a ativar unidades motoras de forma mais sincronizada. No entanto, é improvável que um atleta obtenha força máxima com treinamento físico atlético sozinho. Se os atletas desejam aproximar-se do seu verdadeiro potencial atlético, eles devem encontrar  profissional que saiba trabalhar efetivamente corpo e cérebro com uma métodos que ativem completamente as unidades motoras. 

 

independentemente do seu programa de treinamento de força. Felizmente, a pesquisa indica que os atletas podem treinar o cérebro para gerar unidades motora de forma mais efetiva através de treinamento neurológico. No início de um regime de treinamento de força, é comum experimentar melhorias rápidas no desempenho após apenas uma semana ou duas. Pode parecer que essa melhoria se deve ao crescimento muscular, mas, na realidade, as mudanças no tamanho muscular não aparecem tipicamente até 3 a 5 semanas de treinamento. Um estudo publicado pelo professor Toshio Moritani no American Journal of Physical Medicine revelou que os ganhos de força iniciais, na verdade, resultam do aprendizado do cérebro para se conectar otimamente ao músculo - ou seja, aumento da movimentação neural. Assim, se os atletas adicionam treinamento neurológico focado às rotinas de força existentes, eles podem ver ganhos de força acelerados muito rapidamente.

 

A pesquisa revela outro potencial interessante do treinamento neurológico: acelerando o fenômeno da "educação cruzada". O ensino cruzado determina que o treinamento de um grupo muscular fortalece inadvertidamente os grupos musculares que não estão sendo direcionados diretamente, devido à organização do cérebro e padrões de ativação. Isto é apoiado por um estudo de 2007 em Medicina Esportiva, que descobriu que os exercícios de treinamento de força realizados em um lado do corpo aumentam a força no lado "contralateral".

Além disso, um grupo de cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul em Sydney, Austrália, publicou uma revisão científica observando que o efeito de treinamento de força contralateral é de 8% da força inicial - ou cerca de metade do aumento de força do lado treinado. Portanto, ao treinar o cérebro ao lado do corpo, os atletas têm a oportunidade única de acelerar melhorias não só no músculo treinado e nas vias motoras correspondentes, mas também nas vias que ativam o membro não treinado. 

 

 

 

 

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